Foi preso, por volta das 13h desta segunda-feira (29), o Pai de Santo Edemir Ramires, de 43 anos. O homem estava foragido desde sexta-feira (26), quando teve a sua prisão preventiva decretada pelo juíz de direito Klauss Corrêa de Souza, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma. Ramires é acusado de ter abusado de mais de 15 mulheres.
Conforme às vítimas, sob o pretexto de estar incorporado por Exus, o Pai de Santo abusava sexualmente das fiéis que procuravam o seu Terreiro de Umbanda, localizado no bairro Vila São José, em Criciúma.
Além de ser acusado de violentar as mulheres no local das cerimônias, Ramires teria comedido pelo menos dois estupros no local de trabalho das suas seguidoras.
Os casos de violência sexual envolvendo o líder religioso veio à tona após a divulgação de reportagens realizadas pelo Portal Melhores Publicações e pelo Canal Criciúma.
A Polícia Civil (PC), ao tomar conhecimento do caso, através da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami), instaurou um inquérito policial para investigar às denúncias.
Durante às investigações, todas às vítimas que registaram boletins de ocorrência foram ouvidas. Após o encerramento das investigações, o delegado concluiu pelo indiciamento do acusado pelos crimes de estupro, perseguição e ameaça. Com à prisão de Ramires, espera-se que mais vítimas procurem à polícia e relatem novos casos de violação sexual.
Uma das vítimas, ouvidas pela nossa reportagem, disse estar aliviada.
Agora poderei ficar mais tranquila, porque tenho certeza que a justiça será feita. Hoje é um dia de muita felicidade, para mim e para todas às mulheres que foram vítimas desse monstro. Eu nem sei mensurar a felicidade que estou sentindo neste momento. Gostaria de agradecer ao delegado, ao juíz e vocês da imprensa, que foram muito importantes para dar amplitude neste caso que com certeza marcará à história de Criciúma. Ninguém teve coragem de publicar, porque ele tem amigos jornalistas, políticos e, acima de tudo, usa da região para colocar medos nas pessoas. Obrigado juíz, polícia e vocês, disse a mulher emocionada.
Ramires foi preso após o seu advogado apresentar ele na delegacia. O acusado recebeu voz de prisão, fez o exame de corpo e delito e já foi encaminhado ao Presídio Regional de Criciúma.