A Justiça Eleitoral, através da 92ª Zona Eleitoral de Criciúma, determinou a exclusão de uma publicação realizada em um perfil no Instagram denominado Criciúma Irônica. A decisão foi proferida pela Juíza Eleitoral Débora Driwin Rieger Zanini.
Conforme documentos que o Portal Melhores Publicações teve acesso, Acélio Casagrande, candidato a vice-prefeito pela Coligação Criciúma de Todos (PL, PRD e Republicanos), ingressou com um pedido na Justiça após o perfil criado pela empresária divulgar uma informação falsa (Fake News) com o propósito de denegrir a imagem do candidato perante o eleitorado, manipulando a opinião dos seguidores.
Em sua decisão, além da exclusão imediata do conteúdo falso divulgado em rede social, a Juíza Débora determinou que o Facebook, empresa que administra o Instagram, identificasse quem seriam os administradores da página.
Os dados fornecidos pela plataforma levaram à identificação de Carolini Goulart Salvaro, filha do prefeito Clésio Salvaro (PSD).
Leia à decisão:
Carolini, que é proprietária do portal de notícias HN Notícias, foi procurada para se manifestar sobre o caso, mas até o momento não respondeu à reportagem. Até a publicação desta matéria, a página Criciúma Irônica ainda permanecia ativa.