O padre da Diocese de Criciúma, flagrado com um veículo da igreja no Morro do Céu, no bairro Comerciário, em Criciúma, está sendo acusado de importunação sexual contra um fiel. Até o momento, é o segundo caso relatado contra o sacerdote pela prática de crimes sexuais.
O registro mais recente foi realizado neste domingo (27), após a vítima ter tomado ciência, através da reportagem realizada pelo portal Melhores Publicações, de que o padre estaria envolvido em outro caso, ocorrido Morro do Céu, local que tem reunido homens gays que buscam encontros casuais. Conforme a vítima, o crime relatado hoje ocorreu há cerca de um mês, no interior da casa paroquial onde mora o líder religioso, em Criciúma.
Eu sempre morei e fui à igreja onde ele é o pároco. Logo após o meu casamento, me mudei e não frequentei mais a igreja do bairro. Depois de um tempo, no mês passado, fui lá visitar a paróquia e o padre me convidou para conhecer a casa paroquial, que eu ainda não tinha visto, disse.
Conforme o fiel, o crime foi consumado quando ele deixava a residência oficial do sacerdote.
Eu estava sozinho, sem minha esposa. Entrei, conheci a casa e já estava saindo, mas na hora em que eu me dirigia até a porta, o padre tentou me “agarrar” e colocou a mão no meu órgão genital, querendo ter relações sexuais comigo. Empurrei ele e saí assustado. Não tive reação. Fiquei transtornado com a situação e contei apenas para minha esposa. A gente ficou sem saber o que fazer, informou.
O homem contou que até pensou em conversar com o bispo da Diocese, Dom Jacinto Inácio Flach, mas ficou com receio de que sua versão dos fatos não fosse apurada com a isonomia necessária.
Após ver a matéria hoje e reconhecer o carro do padre na filmagem, resolvi registrar um boletim de ocorrência. Ele trabalha com crianças, ensina crianças. Eu sou pai, minha filha pequena frequenta a igreja. E se há mais vítimas? E se ele estiver fazendo isso com crianças? Espero que a polícia apure e que a justiça seja feita, finalizou.
O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia (PC) de Criciúma.
O que diz a Diocese
Consultada, a Diocese de Criciúma, através do padre Antônio Vander, informou que não tem conhecimento sobre o caso e que está surpresa das acusações. A Diocese disse também que precisa de tempo para se aprimorar sobre o assunto.