Cidade Universitária muda eixo do crescimento de Araranguá

O novo bairro de Araranguá possibilita a integração das empresas com os estudantes universitários.

Por Amábile Corrêa

O investimento da Weber Cidades Inteligentes já ultrapassa os R$ 100 milhões no bairro planejado Cidade Universitária Araranguá, mas mais do que isto, está transformando a Cidade das Avenidas e os vetores do crescimento regional. O bairro já foi entregue aos investidores, mas a Weber mantém uma boa fatia do empreendimento. Esta porção vai dar segmento aos projetos iniciais. O ambiente tem calçamento, iluminação pública, coleta e tratamento de esgotos. Os terrenos estão todos regularizados no Cartório de Registro de Imóveis da Cidade. “Esta segurança ao poupador ou ao investidor é a nossa principal preocupação”, assegura Fernando Weber, CEO da empresa com sede em Braço do Norte.

Com o nome do empreendimento anunciando um ambiente escolar, a Weber esteve inquieta e não descansou enquanto não instalou uma grande universidade no local. “Fizemos algumas tentativas, projetos, negociações. Mas deu certo mesmo com quem pensa grande como a gente. Daí a inauguração, neste começo de semestre da Unisul, da Ânima Educação”, lembra Weber.

Então, em pouco tempo, o bairro está pronto, já tem três casas, tem uma universidade de peso regional e também uma das pérolas do ambiente urbano: um polo de inovação e tecnologia. “Este é o primeiro polo de inovação, construído para este fim, entre Florianópolis e Porto alegre”, comemora Fernando Weber. O empresário informa que a capacidade do polo de inovação está esgotada e um projeto de ampliação e expansão está em andamento. “Hoje a empresa Oi Menu, está instalada no Polo e em torno de 40 colaboradores da organização convivem harmoniosamente no ambiente preparado para ser diferencial”, completa.

O novo bairro de Araranguá possibilita a integração das empresas com os estudantes universitários. São desenvolvidos projetos que buscam soluções para empresas da Serra Catarinense, da região do Extremo Sul, e que podem solucionar questões chave para muitas organizações empresariais e órgãos governamentais do estado e do país. Fernando Weber compara o ambiente implantado no Bairro Santa Catarina como “um ponto de acupuntura. Ele começa a irradiar e destravar o entorno”. Antônio Weber, diretor de Operações da Weber Cidades Inteligentes lembra uma frase do fundador da empresa: “O desenvolvimento segue o caminho da infraestrutura. Construímos um ambiente moderno, sem medir esforços. Agora, tudo está pronto à espera de visionários e empreendedores”.

A Weber já tem projetados cerca de 10 novos empreendimentos apenas para a superquadra da Universidade. São ambientes que vão atrair e fidelizar o público jovem, os profissionais envolvidos no dia a dia da instituição, mas principalmente oferecer ambientes qualificados para a comunidade. Segundo Fernando Weber, esta é a força motriz de uma cidade inteligente. “O conceito de Cidade Inteligente tem a ver com o atendimento de requisitos, inclusive catalogados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todos os requisitos passam pelo desenvolvimento sustentável, ambiente favorável ao desenvolvimento humano, social e econômico. Aqui as pessoas terão melhores condições de habitar e trabalhar, integrados com espaços de lazer”, ensina Weber.

O ecossistema está relacionado ao Movimento Educação para o Futuro, que tem como meta conectar diferentes segmentos para transformar a realidade. Exemplo disso é a união de empresas, governos, instituições educacionais, startups, ONGs e demais lideranças. São mais de 325 mil m² de espaços que representa mais do que um empreendimento ou uma expansão territorial, mas um marco em desenvolvimento socioeconômico para o município, aliando planejamento, meio ambiente e inovação. A área conta com 631 lotes em 23 ruas, com capacidade para 3 mil imóveis e capacidade para moradia de 15 mil pessoas.

Recomendados para você

Universidade Gratuita: Unesc terá quatro mil vagas em 2024

Universidade Gratuita: Unesc terá quatro mil vagas em 2024

Instituição possui o maior número de bolsas pelo programa no Sul catarinense. Por meio da iniciativa é possível ingressar na melhor Instituição de ensino superior não estatal do estado.

Unesc Profissões: conectando o futuro de estudantes do Ensino Médio com a Universidade

Unesc Profissões: conectando o futuro de estudantes do Ensino Médio com a Universidade

Aberto a escolas, alunos e a comunidade de toda a região, o evento ocorre na próxima terça e quarta-feira (31/10 e 1/11), no campus.

Brasil é reconhecido como referência no mercado da Odontologia

Brasil é reconhecido como referência no mercado da Odontologia

Na Unesc, além da formação de excelência, acadêmicos da área contam com laboratórios de ponta.