Pensado para estimular a formação integral do aluno, o Colégio Dehon de Braço do Norte passará, em breve, por uma ampliação. Localizada no Complexo Educacional da Weber Cidades Inteligentes, a instituição abrirá novas turmas e espaços de ensino, distribuindo seus 2,5 mil metros quadrados em salas de aula e laboratórios, biblioteca, quadras de esportes, cantina, restaurante, espaço verde e outros ambientes, todos adaptados, colaborativos e inclusivos.
De acordo com Luciano Cacace, da Fábula Educação, a nova área será fluida e moderna, caminhando junto à proposta integrativa mantida há mais de 70 anos pela instituição. “O colégio terá mais segurança tanto para os filhos quanto para os pais, além de ambientes verdes e acolhedores, propiciando práticas educativas e interações que priorizam o desenvolvimento integral. Uma proposta diferenciada, assim como é o Dehon, que mesmo tendo mais de sete décadas nunca deixou de inovar e se atualizar”, diz ele, ao complementar: “prova disso é estar localizado em um ecossistema inteligente, dividindo espaço com outras instituições, como o Senai e a Unisul”.
Atualmente, o Dehon de Braço do Norte conta com turmas de ensino médio e em 2023, após a ampliação do espaço, a ideia é ampliar a oferta, fortalecendo ainda mais o nome do colégio na cidade. A coordenadora operacional, Gisela Daufenbach, conta que as expectativas com a mudança são as melhores possíveis. “Saber que o nosso trabalho marca positivamente tantas famílias aumenta ainda mais a responsabilidade e o desafio de entregar excelência na formação. Estamos muito ansiosos e motivados, com a certeza de que o futuro será brilhante”, ressalta Gisela.
Ainda de acordo com ela, os novos ambientes, assim como a integração com outras intuições, enriquecem o trabalho desenvolvido no colégio, assim como fortalecem a construção da educação básica. “Essa troca de experiências estimula e potencializa o olhar do aluno para o mercado. Paralelo a isso, nós, profissionais da educação, conseguimos direcionar as habilidades e competências destes alunos para os novos desafios. Os estudantes de ensino médio, principalmente, passam a enxergar o ensino técnico e universitário de uma forma diferente, de quem realmente almeja um futuro promissor”, complementa.
Sobre o Dehon
O Colégio Dehon nasceu em 1947, na cidade de Tubarão, tendo como base a educação de alto padrão. Em 75 anos, trilhou uma trajetória constantemente renovada à luz de novos valores, pautados na humanização como principal ingrediente para o desenvolvimento de cidadãos engajados na construção de um mundo melhor. Em Braço do Norte desde 2018, a instituição oferece ensino qualificado e diversos ambientes de aprendizagem. Mantém uma proposta pedagógica que visa a formação integral, articulando teoria e prática, e orientando os alunos nas suas potencialidades e dificuldades.