As oportunidades disponíveis nos processos de inovação aberta foram assunto, na noite desta terça-feira (04/10), de mais uma edição dos encontros promovidos pelo Hub de Inovação Unesc Connect. O convidado para o encontro foi ninguém menos que o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide SC), maior grupo empresarial multisetorial do país, Delton Batista. O empresário compartilhou experiências, explicou a proposta do Lide e respondeu questionamentos de acadêmicos. Além disso, Batista foi recebido pela gestão universitária.
Fundador do escritório 8R, empresa com foco em aceleração de negócios, Delton abordou a temática “Inovação Aberta para crescimento de negócios: a conexão de grandes empresas com o ecossistema de startups”.
Na conversa com acadêmicos de diferentes cursos de graduação, realizada no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P, o empresário destacou a importância da participação de pessoas de diferentes segmentos e preferências nos processos de inovação de grandes empresas. “Quem pode trazer soluções inovadoras para grandes negócios são vocês. As empresas muitas vezes acreditam que seus problemas são impossíveis de serem resolvidos porque estão focadas naquilo há muito tempo. Diante disso, vocês, jovens, poder encarar a situação com olhar de ‘porque não?’ e trazer uma resposta inovadora capaz de resolver uma dor vivenciada há muito tempo”, comentou.
A visão periférica e o espírito inovador, conforme Delton, estão entre as características dos colaboradores das empresas bem-sucedidas. “O negócio que traz bons resultados é aquele em que o setor comercial tem a visão do todo, tem voz e é ouvido. Escuta atentamente, observa o cenário e de que forma outras soluções podem colaborar na sua realidade. Isso tem a ver com modelo mental das pessoas e das organizações”, acrescentou.
O papel do Lide neste cenário, para o presidente, é despertar nos empresários o olhar atento a essas oportunidades. “Nosso trabalho é fazê-los perceber que muitas pessoas que estão no papel de lideranças falam muito sobre inovação, mas se abrem pouco para isso de verdade. Queremos provocá-los para novas possibilidades mostrando bons exemplos para isso”, pontuou.
“Queremos trazer até vocês o que há de melhor”
Oportunizar o contato de Delton com os acadêmicos, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex) Gisele Coelho Lopes, faz parte de um esforço institucional para colocá-los em contato com os melhores exemplos. “Queremos que vocês não estejam na esteira da passividade, esperando ordens por si só. Nossa proposta é convidá-los a serem autores das próprias histórias. É para isso que encontros como esse, promovidos pelo Unesc Connect, servem literalmente para oportunizar conexões diferenciadas, à altura de uma grande Universidade Comunitária”, pontuou aos estudantes.
Papel de conexões
Estar em constante contato com o universo acadêmico, de acordo com Delton, está também na proposta do Lide e seu foco em criar conexões. “Enquanto grupo empresarial que reúne as principais organizações brasileiras, o Lide tem como pauta essa conexão das grandes empresas com o segmento acadêmico, com educação, com o movimento ‘Educação para o futuro’. São as parcerias que aproximam empresas, ecossistemas de inovação e o ambiente educacional. A Unesc é um grande case nesse sentido, então é o nosso papel conhecer essas boas práticas de perto”, pontuou.