Uma tonelada e 750 quilos. Esse foi o tamanho da apreensão de maconha que a equipe da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma fez nesta quinta-feira, dia 20. A droga, vinda do Mato Grosso do Sul, estava em uma carreta bitrem que, supostamente, carregava grãos de milho. O flagrante da descarga do entorpecente foi feito em Araranguá.
A investigação, que teve início há oito meses, coordenada pelo delegado Vitor Bianco Jr, buscava capturar um traficante de 24 anos, foragido desde 2015 e que já possuía histórico de tráfico desde a adolescência. Ele estava entre os que trouxeram essa grande quantidade de maconha para o sul catarinense. A operação contou com vinte policiais da DIC, 16 de Criciúma, quatro de Araranguá e o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As prisões ainda estão sendo formalizadas. São quatro homens - de 24, 30, 41 e 47 anos - e uma mulher, de 18 anos, mais uma adolescente de 17 apreendida com o grupo. Foram apreendidas duas carretas e cinco carros: um Gol, um Fiesta, uma Saveiro, um HB20 e uma Kombi, mais uma moto Biz.
Cerca de R$ 248 mil em espécie também foi apreendido. Haverá novas diligências na região em busca de mais envolvidos.