
Foi confirmada, há poucos instantes, a morte da jovem atingida por um disparo de arma de fogo proveniente de uma intervenção policial realizada pela Polícia Civil (PC) na tarde desta sexta-feira (21), no bairro São Sebastião, em Criciúma.
Identificada como Thamily Venâncio Ereno, de 23 anos, a jovem cursava Odontologia na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Segundo a PC, Thamily estava no interior de um carro de aplicativo quando foi atingida por um disparo de arma de fogo na cabeça. O tiro foi realizado por um agente da corporação.
Ainda conforme a PC, os agentes estavam tentando prender o namorado da vítima, que estava com mandado de prisão em aberto pelos crimes de tráfico de entorpecentes e organização criminosa.
No momento da abordagem, o foragido se encontrava em um carro Uber acompanhado de Thamily. O motorista do Uber, segundo a PC, não obedeceu à ordem de parada dos policiais civis e acelerou de marcha ré em direção aos agentes que realizavam a abordagem por trás.
Diante do exposto, de acordo a PC, um dos agentes realizou um disparo alegando legítima defesa. O tiro acertou a cabeça da vítima, que estava sentada no banco de trás do veículo. O namorado de Thamily foi preso.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e conduziu a jovem para o hospital, porém ela não resistiu.
Até momento, não foi informado se os policiais estavam em viaturas descaracterizadas no momento da abordagem, o que poderia ter feito com o que o motorista se assustasse e pudesse achar que fosse um assalto, fazendo com que ele tentasse sair rapidamente do local. O motorista do Uber foi preso em flagrante e levado ao presídio.
Uma perícia foi realizado no local. A corregedoria investigará a conduta dos agentes envolvidos na ocorrência.