O coronavírus é um grupo de vírus que afeta, principalmente, o sistema respiratório. No dia 11 de março foi considerado pela Organização Mundial da Saúde - OMS - uma pandemia, devido à sua característica de rápido contágio.
O COVID-19 tornou-se o assunto do momento e com razão. O contágio começou na China e vem se espalhando, com uma velocidade assustadora, pelo mundo - inclusive, pelo Brasil.
Casos confirmados no Brasil
Até o momento, são 234 casos confirmados em território nacional, 2.064 suspeitos e 1.624 casos descartados (no entanto, esses números seguem instáveis e podem mudar de um dia para o outro).
Dos casos confirmados, apenas 18 estão hospitalizados, enquanto o restante se encontra em isolamento domiciliar.
Casos confirmados em Santa Catarina
Em nosso estado, até o momento, são sete casos confirmados, 109 casos suspeitos e 44 descartados. 22 municípios catarinenses mantém-se em alerta por conta dos casos suspeitos, são eles:
- Florianópolis;
- Joinville;
- São Bento do Sul;
- São José;
- Porto Belo;
- Balneário Camboriú;
- Tijucas;
- Nova Trento;
- Jaguará do Sul;
- São João Batista;
- Brusque;
- Criciúma;
- Blumenau;
- Itajaí;
- Pouso Redondo;
- Balneário Piçarras;
- Benedito Novo;
- Itapema;
- Concórdia;
- Lages;
- Mafra;
- Videira.
Para frear o curso do vírus no Estado, algumas medidas de precaução estão sendo tomadas, como é o caso da suspensão das aulas presenciais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, por exemplo.
Para frear o curso do vírus no Estado, algumas medidas de precaução estão sendo tomadas, como é o caso da suspensão das aulas presenciais da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
Como prevenir o contágio do vírus?
Vivemos um momento delicado e, mais do que nunca, devemos assumir uma responsabilidade social. Para isso, cada cidadão - a nível mundial - deve fazer o seu papel e prevenir o contágio do vírus. Para evitar ser contaminado:
- Lave bem as mãos, por no mínimo 20 segundos;
- Use álcool 70% para higienizar as mãos e antebraços;
- Cubra o rosto com a parte interna do cotovelo ao tossir ou espirrar;
- Evite multidões;
- Utilize lenço descartável quando estiver com o nariz escorrendo;
- Mantenha distância de pessoas espirrando ou tossindo;
- Limpe com álcool objetos frequentemente usados;
- Evite cumprimentar com apertos de mãos, beijos e abraços;
- Evite sair de casa se apresentar algum sintoma;
- Use máscaras caso apresente sintomas da doença.
Como manter o funcionamento da sua empresa ou de seu comércio?
O clima de insegurança causado pelo coronavírus pode afetar diretamente o funcionamento do seu estabelecimento - seja pelo medo ou pelas recomendações dadas pelo Ministério da Saúde. Portanto, o que fazer para minimizar os prejuízos em uma situação como essa?
Se você é dono ou gestor de uma empresa com uma quantidade significativa de colaboradores, adote medidas de precaução também dentro do ambiente de trabalho. É preciso protegê-los para garantir o funcionamento da sua empresa e o bem-estar da sua equipe.
Agora, se você possui um estabelecimento como um restaurante, por exemplo, será necessário manter o atendimento da casa. Para isso, é preciso transmitir uma sensação de higienização extrema aos seus clientes. Uma boa opção é disponibilizar a entrega delivery para que os clientes possam pedir e receber a refeição sem precisar sair de casa.
Preste atenção, também, aos mínimos detalhes, combata o coronavírus no ambiente de trabalho e previna o coronavírus no seu restaurante substituindo, por exemplo, o sabonete comum dos banheiros por um sabonete líquido antisséptico e toalhas de pano por toalhas de papel.
No entanto, caso você ou algum de seus funcionários contraia o vírus, a orientação é permanecer em casa. Por isso, seja compreensivo e consciente com você e com os outros, dessa forma, conseguiremos diminuir o contágio e, talvez, controlar a doença em nosso país.
Além disso, como o objetivo é minimizar os prejuízos causados por essa situação, lembre-se de guardar todos os documentos comprobatórios das despesas com o coronavírus durante esse período, para abatê-las no Imposto de Renda 2021.
Por fim, você sabia que o Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo chamado “Coronavírus-SUS”, com o intuito de tornar mais acessível dicas, informações e notícias sobre a doença COVID-19?
Via app também é possível realizar uma auto-avaliação rápida e localizar a unidade de saúde mais próxima para o atendimento, caso os sintomas sentidos sejam condizentes com os apresentados pela doença.