Uma nova pesquisa encomendada a pedido da NSC Comunicação para saber as intenções de voto para prefeitura de Criciúma foi divulgada na manhã desta segunda-feira (19). Como já era esperado, o prefeito Clésio Salvaro (PSDB) aparece com uma grande vantagem em relação aos demais concorrentes.
Responsável pelo levantamento, o Instituto Paraná de Pesquisas ouviu 610 eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Na segunda posição, há um empate técnico entre seis candidatos: Aníbal Dário (MDB), Júlia Zanatta (PL), Cosme Manique Barreto (Podemos), Chico Balthazar (PT), Rodrigo Minotto (PDT) e Ederson da Silva (PSTU), porque, ao oscilar dentro dos limites da margem de erro, todos podem apresentar a mesma pontuação em algum momento.
A ampla vantagem sobre os concorrentes na intenção de votos reflete a avaliação de Salvaro à frente da prefeitura, outra questão medida pela pesquisa. A administração de Salvaro foi considerada ótima ou boa por 67,2% dos entrevistados, regular por 21,3% e ruim ou péssimo por 9,5%. Um grupo de 2% não sabe ou não opinou.
Rejeição
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em qual candidato a pessoa não votaria de jeito nenhum. Júlia Zanatta (PL), com 34,9%, e Chico Balthazar (PT), com 34,8%, têm a maior rejeição. Os demais candidatos registraram entre 9,3% e 17% de rejeição. Outros 3,4% dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer candidato.