Cardápios digitais via tablet: foi assim que nasceu a ideia da foodtech araranguaense OiMenu. Hoje em dia, com mais de 3 mil tablets e 500 restaurantes parceiros, a empresa já se faz presente em quase todos os estados do País.
Adaptando-se sempre aos movimentos do mercado, a empresa visualizou uma grande oportunidade e comprou recentemente a Styme, startup que ganhou destaque nacional ao participar do programa de televisão Shark Tank Brasil, quando recebeu aportes de investimentos realizados pelo ator e empresário Caio Castro e pela investidora-anjo Camila Farani.
Contando com mais de 200 mil usuários ativos nas principais capitais do País, a fusão da Styme pela OiMenu reforça a estratégia nacional da empresa, que está presente em 20 estados do Brasil, para expansão de novas frentes de negócios.
As startups possuem fit e propósitos similares, o que facilitou a compra realizada pela OiMenu, que tem a missão de ajudar na digitalização dos restaurantes, potencializando os resultados dos seus negócios, e oferecendo soluções mais aderentes ao momento atual, que exige cuidados com as questões sanitárias.
Segundo o cofundador da Styme, Frederico Tonietto, a nova fase é de muita felicidade: "Estamos muito animados com essa nova fase da Styme. Agora, junto com toda expertise da OiMenu, vamos acelerar ainda mais as entregas de soluções diferenciadas para mais de 500 clientes."
Essa foi a primeira das muitas metas de crescimento e planejamento da empresa, desenhados pela equipe OiMenu. Para se ter uma ideia, a aquisição dá início ao que a empresa planejou ser uma série de novas fusões que acontecerão nos próximos dois anos.
Os valores idealizados chegam a ultrapassar os R$ 100 milhões em faturamento até 2026 e o plano é encabeçado pela holding americana FEBA Capital, que vem acelerando a OiMenu desde 2018.
A fusão das foodtech não vai somar somente para os restaurantes que já são clientes, mas também para os que virão: novas tecnologias serão incorporadas, como gerenciamento de fila e reserva de mesas.
“Nosso objetivo é espalhar o maior número possível de tablets em restaurantes e possibilitar o pagamento da conta pelo aparelho ou celular. Queremos incentivar essa revolução no mercado brasileiro, já que a tecnologia está sendo muito beneficiada com o lançamento do Pix e, em breve, do Pix Crédito", finaliza Isaac, fundador da OiMenu.
Expansão da OiMenu
Além de todo o planejamento da empresa para os próximos anos, vale dizer que a expansão de novas frentes de negócios ocorre desde 2020, quando a spin-off Deliway foi lançada para realizar o trabalho de delivery dos restaurantes.
Já nesse ano, também vale dizer que há mais um produto no portfólio: o cardápio via QR Code, que possibilita a diminuição dos custos para os restaurantes ao mesmo tempo em que consegue oferecer uma experiência altamente tecnológica para seus clientes, otimizando as operações do salão e cozinha e a equipe de atendimento.
Isso beneficia não apenas os futuros e atuais clientes da empresa, mas também toda a região, uma vez que há geração de empregos e, conforme os números almejados, desenvolvimento de todo o ecossistema da região.