Furtos em Criciúma causam insegurança; registros oficiais mostram 19 casos por dia

Os criminosos chegam a voltar diversas vezes, em dias distintos, em um mesmo local.

Por Tcharlles Fernandes
Caso registrado hoje, na rua Seis de Janeiro.

Uma onda de furtos preocupa moradores e comerciantes da região central de Criciúma. Segundo as vítimas, os crimes ocorrem desde o início do ano, mas se intensificaram nos últimos 30 dias. Os criminosos chegam a voltar diversas vezes, em dias distintos, em um mesmo local. Uma das vítimas, síndico de um edifício localizado na rua João Pessoa, diz que em 11 dias três furtos foram realizados no condomínio.

Os criminosos levam desde torneira, fiação elétrica, bicicletas, até gradil de muro. O que é móvel está arriscado a ser levado. Os delitos acontecem em qualquer horário do dia, mas as ocorrências dobram à noite.

Na madrugada deste sábado (27), uma loja de ferragens às margens da Avenida Centenário, no bairro São Cristóvão, foi invadida. Os ladrões danificaram a grade do estabelecimento e furtaram diversos objetos de valor.

Também nesta madrugada, na rua Seis de Janeiro, no Centro, dois criminosos tentaram invadir uma loja de eletrônicos. Utilizando uma barra de ferra, os bandidos forçaram a grade com intenção de invadir o local, porém desistiram ao ver um veículo.

Há 20 dias, a empresária Fernanda da Silva teve sua loja de roupas, que fica a cerca de 300 metros de uma base policial no Centro, invadida duas vezes em um período de quatro dias. Em uma das ocorrências, o ladrão, chegou a deixar uma vela acesa sobre um plástico, o que, por pouco, não causou um incêndio no estabelecimento.

A loja é toda fechada e não tem outra saída. O alvo foram as peças de roupas, que ficam expostas. Levaram diversas. Descobrimos a invasão porque uma vizinha viu e ligou para a polícia, contou a empresária.

Números preocupam

De acordo com dados repassados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), os furtos em Criciúma aumentaram 36%. De janeiro a agosto de 2022, foram 4.751 casos. No mesmo período do ano passado, foram 3.488.

O Portal Melhores Publicações procurou a Polícia Militar (PM) para comentar sobre medidas de segurança a serem tomadas, mas até às 19h deste sábado não teve resposta.

Recomendados para você

Em Içara: empresária faz procedimentos estéticos e vende cursos sem formação

Em Içara: empresária faz procedimentos estéticos e vende cursos sem formação

A vítima está se recuperando.

Homem é alvejado na cabeça e fica em estado grave; a vítima pode ter sido atingida por engano

Homem é alvejado na cabeça e fica em estado grave; a vítima pode ter sido atingida por engano

Os familiares da vítima passam bem.

Criminoso que trabalha em programa policial de Criciúma é preso pela PM

Criminoso que trabalha em programa policial de Criciúma é preso pela PM

Em 2020 o bandido já havia sido preso pelo mesmo crime.