Na última segunda-feira, dia 29, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Criciúma, as notificações de trânsito aplicadas em todo município ao longo do mês de janeiro. Os dados disponíveis englobam os Auto de Infração de Trânsito (AIT) realizados manualmente pela Polícia Militar (PM) e pelos Agentes da Autoridade de Trânsito da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma. Além das notificações feitas de forma manual, há também no DOE às notificações realizadas através de radares fixos.
Veja os números
Notificações emitidas entre o dia 01/01/2024 a 30/01/2024:
Notificações Eletrônicas: 5.123
Notificações Manuais: 2.985
Os números preocupam. São em média 270 notificações/multas registradas diariamente na cidade. O excesso de velocidade e dirigir veículo manuseando aparelho celular são as infrações que lideram a lista de autuações.
Para a engenheira de tráfego Fernanda Farias, isso demonstra que o desrespeito no trânsito só cresce.
A maioria das multas tem mais a ver com o comportamento humano. Então, quando a gente vê números assim é porque, provavelmente, houve um aumento de desrespeito à legislação, diz.
Para onde vai o valor arrecadado?
Conforme o gerente da DTT de Criciúma, Gustavo Medeiros, o valor arrecadado com às notificações, que posteriormente se transformam em multas, se divide da seguinte forma:
Notificações Manuais:
Prefeitura de Criciúma: fica com 70% do valor arrecadado
Polícia Militar: fica com 15% do valor arrecadado
Polícia Civil: fica com 15% do valor arrecadado
Notificações Eletrônicas:
Prefeitura de Criciúma: fica com 80% do valor arrecadado
Polícia Militar: fica com 10% do valor arrecadado
Polícia Civil: fica com 10% do valor arrecadado
Em média, estima-se que apenas em notificações de trânsito, arrecada-se em Criciúma cerca de R$ 2.000,000 (dois milhões) todos os meses.