Bandido que participou do sequestro de Laurinha pode ganhar liberdade nos próximos dias

Uma cirurgia pode fazer com que o criminoso fique internado sem escolta, totalmente em liberdade.

Por Tcharlles Fernandes

Ligado diretamente ao sequestro da menina Laurinha, um bandido de 29 anos, considerado de altíssima periculosidade, recluso atualmente no Presídio Regional de Criciúma, pode ganhar liberdade nos próximos dias. 

O homem encontra-se detido desde 31/08/2023, quando foi preso pela Polícia Civil (PC), através da Divisão de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC). Na ocasião, os policiais cumpriram em desfavor do acusado um mandado de prisão temporária expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma.

O criminoso, conforme a PC, foi um dos responsáveis por raptar Laura. Armado e encapuzado, o bandido estava em um veículo VW Jetta, que logo após ter sido utilizado para arrebatar a vítima, foi incendiado no bairro Linha Batista, limite entre Criciúma e Morro da Fumaça. 

A prisão temporária foi convertida em prisão preventiva e, desde então, o sequestrador aguarda recluso pelo julgamento do processo. Se condenado, a pena pode chegar até 20 anos de prisão, conforme o Art. 159 do Código Penal de 1940. 

Possibilidade de ganhar liberdade 

Em um documento obtido com exclusividade pelo Portal Melhores Publicações, o diretor do Presídio Santa Augusta, Fabiano de Oliveira Viana, solicita ao juiz Klauss Corrêa de Souza, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Criciúma, a dispensa da escolta presencial ao criminoso. 

Conforme Fabiano, o bandido realizará, no próximo dia 26, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Urussanga, uma cirurgia na mandíbula. Ainda de acordo com diretor do presídio, baseando em um ofício redigido pelo Setor de Saúde da unidade prisional, a cirurgia é considerada de alta complexidade, com internação sem previsão de alta hospitalar. 

Como o criminoso precisará ficar internado sem data certa para alta médica, em tese, a Polícia Penal (PP) deveria ficar incumbida de fazer a guarda do preso, 24h por dia, o tempo que fosse preciso. Ocorre que, por falta de contingente, o serviço restaria prejudicado, seja para escolta do reeducando no nosocômio ou para as outras atividades corriqueiras competentes a PP. 

Por conta disso, Fabiano quer que o criminoso fique sem escolta policial durante o período da recuperação pós cirurgia, permanecendo ele monitorado apenas por tornozeleira eletrônica. O pedido realizado pelo diretor do presídio foi feito dia 13/02 e, no momento, encontra-se à espera da decisão do magistrado.

Caso seja deferida a solicitação, um dos autores do sequestro de Laurinha pode ganhar liberdade e ficar desimpedido de tentar qualquer tipo de fuga para outras cidades, estados ou até mesmo países. 

Enfermeira responsável pelo atendimento dos presos comunica o diretor do presídio Santa Augusta sobre a necessidade da cirurgia no sequestrador. 

Diretor do presídio Santa Augusta pede que juiz dispense a Polícia Penal de fazer a escolta do bandido no hospital.

Relembre o caso

Na madrugada do dia 23/08/2023, Laura Tesmann, de 11 anos, foi sequestrada no bairro Pio Corrêa, em Criciúma. A vítima foi abordada em frente a sua residência por cinco sequestradores armados, quando retornava de um jogo do Criciúma Esporte Clube (CEC) acompanhada do pai.

Conforme o delegado da DEIC, Anselmo Cruz, Laura ficou cerca de 24h presa dentro de um porta-malas, amarrada, vendada e sem alimentação.

O crime, segundo a PC havia sido planejado há pelo menos três meses antes da data da execução. Inicialmente, os criminosos exigiram mais de R$ 11 milhões em resgate.

A vítima foi localizada e resgatada pelo advogado Jefferson Monteiro, em uma cidade do litoral norte gaúcho.

O criminalista, motivado por sua filha, amiga de Laura, foi autorizado pela polícia a conversar com os criminosos e interceder para que ela fosse salva naquele dia. Segundo a polícia, nenhum valor foi pago em troca da libertação de Laura.

Todos os envolvidos no sequestro estão presos. 

Recomendados para você

Homem morre após entrar em coma alcoólico em Criciúma

Homem morre após entrar em coma alcoólico em Criciúma

O caso foi registrado neste domingo.

Bandidos armados roubam celular de jovem que voltava do trabalho no bairro Santa Luzia

Bandidos armados roubam celular de jovem que voltava do trabalho no bairro Santa Luzia

A ocorrência está em andamento.

Vereador solicita lista de todos os colaboradores da Afasc

Vereador solicita lista de todos os colaboradores da Afasc

O vereador anunciou que fará as solicitações há poucos minutos.