A vigilância sanitária realizou a interdição de uma clínica odontológica na manhã desta terça-feira (15) no Centro de Criciúma.
Na ação, uma mulher que se passava por dentista foi abordada no interior da clínica.
Realizamos a interdição após um idoso nos procurar e relatar que foi até a clínica para fazer a restauração nos dentes. No local, o homem foi atendido por uma suposta dentista, porém, dias depois, todos os dentes restaurados na vítima caíram. A gente começou a apurar a situação e constamos que a pessoa que atendeu ele não era dentista, estando exercendo ilegalmente a profissão, disse uma fiscal da vigilância sanitária.
Já reincidente na prática delitiva, a clinica interditada fica localizada na rua Dolário dos Santos, próximo ao supermercado Bistek (apenas referência).
A falsa dentista acabou sendo liberada após o término da ocorrência, porque no momento da abordagem dos fiscais em conjunto com a Polícia Militar (PM), a mulher não estava atendendo nenhum paciente, impossibilitando assim a lavratura do flagrante.
A reportagem entrou em contato com o consultório odontológico e conversou com Simone Muniz Marques, proprietária da clínica. Ela confirmou não ter formação acadêmica em odontologia e disse que realizou duas restaurações no paciente.
Comecei as duas restaurações porque o doutor estava atendendo, porém o paciente reclama só das restaurações de baixo, que o dentista fez. O dentista fez seis, oito ou nove restaurações na parte de baixo. E no boletim de ocorrência o próprio paciente reclama somente das restaurações que o dentista fez, explicou Simone.
Simone disse ainda quem tem conhecimento que a prática é ilegal.
A gente sabe e super entende que não pode atender, só que tem coisas que os dentistas não sabem fazer, diz.
Um inquérito policial será instaurado para apurar o caso.
Atualização: 17h01