'Gatos' fazem Brasil perder energia suficiente para abastecer SC por um ano

Levantamento da Aneel mostra que, em um ano, 31,5 mil gigawatts foram furtados, desviados ou fraudados.

Por Tcharlles Fernandes

O Brasil perdeu em um período de um ano (entre maio de 2017 e abril de 2018) 31.533 gigawatts (GWh) de energia com furtos, desvios ou fraudes, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

De acordo com a Aneel, a quantidade de energia perdida com os "gatos" seria suficiente para abastecer o estado de Santa Catarina pelo mesmo período.

Atualmente, o prejuízo com os "gatos" é estimado em cerca de R$ 4,5 bilhões. 

Pelas regras da Aneel, cada distribuidora tem uma quantidade definida para a perda de energia e o valor referente a este montante pode ser repassado ao consumidor – o que ultrapassa o limite é pago pela distribuidora.

Segundo o presidente do Instituto Acende Brasil, Cláudio Sales, se não houvesse a perda de energia com os "gatos", a tarifa poderia ser 4,3% menor.

O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abrade), Nelson Leite, afirma que as concessionárias têm atuado para evitar fraudes, mas é importante que a sociedade condene a prática e denuncie. Ele lembra que todos os consumidores pagam o prejuízo com o furto de eletricidade.

"É importante que toda vez que seja encontrada uma fraude seja feito um boletim de ocorrência apurando os fatos para que os responsáveis sejam responsabilizados. [...] Quem comete esse tipo de crime precisa ser responsabilizado por isso", afirmou.

O presidente da Abrade destacou também que, além de combater a fraude, é importante as distribuidoras atuarem em ações de eficiência energética para as pessoas terem acesso à energia elétrica.

Segundo Sales, quando a pessoa consome energia por uma ligação clandestina não tem consciência do quanto consome.

Para Cláudio Sales, do Instituto Acende Brasil, o aumento de furtos e fraudes no mercado de energia desde 2016 tem relação com a crise econômica. Segundo jele, as fraudes vinham em trajetória de queda desde 2009.

"Tem que levar em conta que esse período foi o período que a economia brasileira entrou em crise e trazendo uma série de fenômenos recorrentes como aumento do desemprego, diminuição da renda, coisas que teoricamente promovem a inadimplência e o furto", afirmou.

Fonte: Aneel

Recomendados para você

UFSC só tem verbas para funcionar até agosto

UFSC só tem verbas para funcionar até agosto

Somados, os valores de bloqueio correspondem a 35% do orçamento de custeio, capital e emendas parlamentares.

Luciano Hang entra na lista de bilionários da Forbes

Luciano Hang entra na lista de bilionários da Forbes

O empresário chegou a ser cotado para concorrer ao Governo de Santa Catarina

Governador sanciona lei que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado

Governador sanciona lei que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, sancionou nesta quarta-feira a lei...