Governador sanciona lei que proíbe apreensão de veículos com IPVA atrasado

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, sancionou nesta quarta-feira a lei...

Por Redação

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, sancionou nesta quarta-feira a lei que proíbe a apreensão de veículos com o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado. O projeto havia sido aprovado no último dia de trabalhos legislativos de 2018. A proposta foi apresentada por Kennedy Nunes (PSD).

Pela publicação no Diário Oficial do Estado, "é vedada a retenção ou apreensão de veículo automotor em razão do inadimplemento do IPVA". Ao mesmo tempo, foi retirada da lei que regulamenta o imposto o artigo 14, onde o condutor deveria portar o comprovante do pagamento para ser exibido às autoridades quando solicitado.

Em contrapartida, o não pagamento do licenciamento e do registro do carro continuam gerando apreensão. A mudança se refere apenas ao IPVA, que é um imposto estadual. Na prática, a lei sancionada pelo governador em nada altera a rotina de abordagens. Atualmente, segundo o comando-geral da PM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos já não são recolhidos por falta de pagamentos de tributos, mas sim pela ausência da quitação do licenciamento. Como para obter o documento atualizado é necessária a quitação de todos os valores previstos no sistema do Detran (IPVA, seguro DPVAT e licenciamento), a nova lei não altera o cenário.

A mudança na legislação catarinense, no entanto, não impede a multa. Caso sejam flagrados em situação irregular, os motoristas também estão sujeitos a levar sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH), já que se trata de uma infração considerada gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Recomendados para você

Desemprego cai para 11,9%, mas ainda atinge 12,5 milhões de pessoas no país

Desemprego cai para 11,9%, mas ainda atinge 12,5 milhões de pessoas no país

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,9% no trimestre encerrado em setembro, mas ainda atinge 12,5 milhões de pessoas.

Petrobras poderá manter preço da gasolina estável por até 15 dias

Petrobras poderá manter preço da gasolina estável por até 15 dias

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (6), no Rio de Janeiro, um mecanismo financeiro que...

Thayni Librelato é a primeira mulher a assumir presidência da ACIO

Thayni Librelato é a primeira mulher a assumir presidência da ACIO

No comando da Associação Empresarial de Orleans, Thayni quer incentivar o empreendedorismo e maior participação feminina em cargos executivos nas empresas da região.