A Unesc protocolou, na tarde desta quinta-feira (24), um pedido de revisão junto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A Universidade busca o reexame da nota 2 obtido pelo curso de Medicina. Segundo informações obtidas pelo portal, a Universidade apresentou provas de um erro no preenchimento do regime de trabalho dos professores, o que impactou na nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Em consulta ao sistema do Inep, a reportagem apurou que a nota no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Medicina da Unesc foi 3, e o Índice Geral de Cursos (IGC) da Universidade garantiu nota 4, sendo a máxima 5.
Procurada pelo portal, a Universidade optou por não se manifestar sobre o processo de revisão da nota, mas reafirmou o compromisso com a excelência acadêmica.
A instituição esclareceu ainda que o curso de Medicina possui nota máxima do MEC, conceito 5, além de uma das melhores estruturas do país e da América Latina. As Clínicas Integradas de Saúde e o Laboratório de Realidade Mista, inédito no Brasil, são um exemplo.
Relembre o caso
O curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), obteve nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação (MEC). A avaliação, referente ao ano de 2023, é considerada insatisfatória pelo MEC. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Dos 309 cursos de Medicina avaliados em todo o país, apenas seis alcançaram a nota máxima, que é 5.
A avaliação leva em consideração fatores como a performance dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e informações sobre o corpo docente e infraestrutura da faculdade.
Diante da nota baixa, a Universidade está sujeita a medidas de correção previstas pelo Inep.