A Associação de Praças do Estado de Santa Catarina (Aprasc) convocou uma mobilização de toda a categoria para amanhã (30) em frente ao Centro Administrativo, em Florianópolis. Praças de todo estado devem estar presentes na manifestação. A convocação foi realizada dia 17/12/2019. A entidade reivindica reposição das perdas inflacionárias, o que não acontece há seis anos.
Conforme alguns Praças de Criciúma que entraram em contato com o Portal Melhores Publicações, os Praças não aguentam mais esperar. "Para quem não conhece a hierarquia da Polícia Militar, Praças são os Soldados, Cabos, Sargentos e Subtenetes, efetivamente, os policiais que combatem o crime nas ruas. Oficiais são os Tenentes, Capitães, Majores, Tenentes-Coreneis e Coroneis. As perdas inflacionárias dos últimos seis anos chegam a 37%, mas a perda do poder aquisitivo dos servidores da segurança pública passa dos 40% neste período", reclama um Cabo.
Além disso, o fato de não serem valorizados, conforme diz os próprios Praças, faz com que a classe trabalhe sem motivação. "A cada três anos os Oficiais tem uma promoção automática e aumento de sálario, enquanto nós Praças temos que fazer "bicos" para conseguir nos alimentar direito. Estamos há seis anos sem reajuste da inflação garantida por lei," finaliza o Praça.