A Polícia Militar (PM) de Criciúma se tornou referência em Santa Catarina com a implementação da Guarnição Reforçada (GR-9). O grupo operacional, atualmente, é composto por nove soldados, divididos em três guarnições com três policiais em cada equipe. Gabaritados, com alto nível técnico, os policiais integrantes da GR-9 vem a cada serviço transformando Criciúma em uma cidade mais segura de se viver.
Fundado em abril de 2018, o grupo apresenta excelentes números no combate ao crime ao longo dos anos. Em 2020, por exemplo, os registros oficiais mostram que através da GR-9 cerca de 286kg de drogas diversas foram apreendidas. Também há registro de 380 prisões por diferentes tipos de crimes e o cumprimento de 95 mandados de prisão. Ao todo, 24 armas de fogo foram apreendidas e 18 veículos furtados/roubados foram recuperados.
Conforme o comandante da 3ª Companhia do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), Capitão Daniel Comerllato, os números são reflexo de muito trabalho. “Os resultados positivos são construídos através de vários fatores, porém, a motivação é um dos principais aspectos para números tão bons. Atualmente, vemos os policiais motivados. Os policiais motivados, efetuam mais prisões e apreensões, o que impacta diretamente na redução dos índices criminais.”, explica.
Até 19 de abril do corrente ano, o grupo já prendeu 89 pessoas pelos mais variados tipos de crimes em todo município de Criciúma. Além disso, 8 veículos furtados/roubados foram recuperados e 44kg de drogas entre maconha, crack e cocaína foram aprendidos. Destaca-se também a morte de um assaltante em confronto com o grupo.
Para o comandante do 9° BPM, Tenente-coronel Sandi Sartor, os números positivos fazem com que os policiais sejam bem vistos pela comunidade. “Os resultados da GR-9 são frutos da abnegação de todos os policiais militares do 9° BPM que sempre buscam com a prevenção ou repressão qualificada proporcionar uma melhor segurança”, finaliza.