Mais uma vida foi salva graças ao empenho e dedicação de policiais militares de Criciúma.
Na tarde desta quinta-feira (25), durante o atendimento de uma ocorrência de furto na região central da cidade, uma guarnição de Rádio Patrulha (RP) foi abordada por uma mulher relatando que seu esposo estava desaparecido desde cedo. O homem teria saído para caminhar e ainda não havia retornado. Um boletim de ocorrência chegou a ser confeccionado na Polícia Civil dando conta do desaparecimento do homem.
Em primeiro momento os policiais orientaram a mulher ir até o apartamento do casal e analisar a carteira do seu esposo, ver se ele havia deixado algum cartão bancário em casa. A orientação se deu pelo fato que o homem poderia ter sido vítima de sequestro e ter efetuado saques em dinheiro nos bancos em que o mesmo possui conta, o que ajudaria o trabalho da polícia em localiza-lo caso fosse o caso.
A mulher foi até apartamento e instantes depois retornou dizendo que achou uma carta de despedida de seu esposo. Ao meio disso, aproximou-se do local outra mulher, relatando ser zeladora do prédio. A zeladora informou que na data de ontem (24) o homem até então desaparecido pediu a chave da sala de máquinas do condomínio, alegando que a sua antena de televisão se encontrava com o sinal ruim. Por conta do pedido, foi entregue a chave.
De pronto, suspeitando que o homem pudesse estar na sala de máquinas, os policiais solicitaram que a zeladora levasse a guarnição na referida sala. Ao chegar no local, o homem foi encontrado caído no chão, com muito sangue próximo ao seu corpo, uma janela de vidro quebrada e uma forca feita de corda para cometer suicídio. A vítima apresentava uma lesão grave feita por vidro em seu pescoço.
Com apoio dos policiais da Guarnição Reforçada (GR-9), foi necessário realizar um Atendimento Pré-Hospitalar (APH) devido ao homem ter perdido muito sangue e estar com os batimentos cardíacos baixos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e conduziu a vítima em estado grave para o Hospital São José. De acordo com o médico que atendeu a ocorrência, só não houve morte do paciente por causa do pronto atendimento dos policiais e realização correta do APH.
Centro de Valorização da Vida
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.