Na última sexta-feira, dia 19, um bebê de 14 meses de idade teve o rosto machucado em uma creche da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), localizada no bairro Próspera, em Criciúma. Segundo a mãe, ao menos cinco mordidas foram constatadas no rosto do menino, que frequenta a CEI Lino Pezzenti.
Nas redes sociais, a mãe da criança explicou que as lesões aconteceram na hora da soneca do meio-dia.
Às 12h45min, a professora foi pegar uma criança na porta e estava de costas para os bebês que estavam dormindo. Total de 10 bebês dormindo e quatro acordados. E nesse momento foi onde aconteceu. Me ligaram às 14:08 para buscar ele, cheguei lá em choque e demorei para assimilar a situação, falou.
Bastante abalada, a mãe desabafou.
Pensamos muito antes de postar essa foto, até porque em primeiro momento como pais, achávamos que estávamos exagerando. Mas não é normal uma criança que está sob vigilância de adulto, que são treinadas especificamente para cuidar de bebês e crianças, ou pelo menos deveriam, sofrer um ataque de outro bebê que deixaram ele nesse estado. Como pais estamos sem chão e muito magoados, disse.
O caso vem repercutindo nas redes sociais, causando revolta e indignação de pais e autoridades. A vereadora Giovana Mondardo (PC do B), ao tomar conhecimento da situação, se manifestou.
Já tem muitos meses que tenho denunciado, alertado e feito inúmeros pedidos sobre a educação infantil. Salários baixos, exploração de estagiários, falta de efetivo. Todos esses problemas a base de muita influência política em torno da AFASC, comentou Giovana.
Procurada para se manifestar, a Afasc não respondeu a nossa reportagem. Conforme informações extra-oficiais, uma sindicância será aberta para apurar o caso.