Por falta de carregamento, grande parte da frota dos carros elétricos adquiridos pela Prefeitura Municipal de Criciúma (PMC) não estão sendo utilizados desde a madrugada da última terça-feira (27). As imagens dos automóveis parados no pátio da PMC por falta de bateria foi feito nesta segunda-feira, dia 2.
De acordo com informações apuradas por nossa equipe, ladroes teriam furtado os equipamentos utilizados para carregar os veículos do município. Desde então, parte dos carros oficiais não têm sido usados pelos servidores municipais.
Programa Criciúma Sustentável
A Administração Municipal de Criciúma entregou, no dia 28 de março, 100 veículos modelo e-JS1, da marca JAC, movidos com baterias recarregáveis. O investimento feito pelo município foi de R$ 12,6 milhões.
O JAC e-JS1 pode ser carregado de três formas: em uma tomada convencional (até 12 horas para carregamento completo) ou com dois tipos de carregadores adquiridos pelo município, um de 7 kWh (até 6 horas para carregamento completo) e outro de 20 kWh (até 2 horas para carregamento completo). A nova frota beneficiou todas as secretarias do município, além de autarquias e diretorias.
De acordo com o Secretário Geral de Criciúma, Tiago Pavan, não houve furto. “Os carregadores foram retirados do local sexta-feira (30), para que seja feita manutenção. O local que constam hoje 18 carregadores passar a contar com 10 carregadores”, disse Tiago.
No grupo oficial da Secretaria de Infraestrutura de Criciúma no WhatsApp, um funcionário confirmou que a fiação dos carregadores utilizados para reabastecer as baterias dos veículos elétricos da prefeitura havia sido subtraída. Outros seis servidores da prefeitura, contrariando o que foi informado pelo Secretário Geral do município, confirmam que pelos 10 metros de fios foram furtados, comprometendo a recarga das baterias dos veículos.