Enquanto aqui no Brasil ainda não se concluiu toda a instalação da quarta geração de telefonia móvel (4G), a quinta geração (5G) em banda larga sem fio está chegando com tudo em países desenvolvidos. Essa ferramenta é fundamental para outras tecnologias inovadoras.
Nos carros autonômos, é de importância fundamental no que tange o quesito segurança e velocidade de respostas. Vários sensores operando em tempo real são ''bombardeados'' de informações do meio externo para a máquina. Para responder de maneira eficiênte, cada fração de segundo interessa. Principalmente quando se refere a tomada de decisões, seja elas uma manobra arrisaca ou até mesmo parar em uma faixa de pedestres, pois envolve diretamente a integridade humana.
Exemplo disso é tecnologia chamada C-V2X, que tem como objetivo informar sobre possíveis empecilhos prejudicias no caminho. Uma demonstração mais recente dessa tecnologia foi no estado norte-americano de Colorado, em 14 de agosto, onde o carro ''se comunicava'' com os semáforos e recebia informações das condições de via, como pontes e pedágio por exemplo.
Empresas que apoiam esse projeto são a Audi, BMW, Honda, Hyundai, Nissam e Volvo. Outra tecnologia concorrente a essa é a DSRC(Wi-fi), com comunicação wireless dedicadas em curtas distâncias oriundas da toyota e GM, cujo, já oferecem em alguns carros, porém lançarão com mais eficiência nos próximos anos.
Os países com melhor avanço no 5G são os Asiáticos, juntamente com o Estados Unidos. No Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia firmou um acordo para participar das tomadas de decisão sobre o funcionamento do 5G no mundo. De acordo com o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, os leilões de licitação tem previsão após 2020.