Um bebê de três meses morreu após se engasgar com leite materno na manhã deste sábado (13), no bairro Santo Antônio, em Criciúma. De acordo com o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), ao recolher o corpo, a equipe que esteve no local verificou havia leite materno na boca do bebê.
O avô da vítima, que também seria o pai, contou aos policiais que quando chegou em casa do trabalho percebeu que o bebê está muito quieto e, ao pegar a criança no colo, constatou o óbito.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ser acionado, porém nada pode fazer. A mãe da criança, que seria menor de idade, confessou que de forma consensual mantém relações sexuais com o próprio pai e, por conta disso, o conselho tutelar também foi acionado e acompanhará a situação. A Polícia Civil (PC) investigará o caso.
Saiba o que fazer
A primeira ação diante de uma criança engasgada é acionar o socorro. Enquanto uma viatura é enviada ao local da ocorrência, socorristas irão orientar a família sobre como proceder as manobra.
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) orienta como agir em caso de engasgamento com bebês e fazer a manobra de tapotagem. Veja abaixo as orientações:
Colocar o bebê de bruços sobre um dos antebraços;
Encaixar o queixo da criança entre dois dedos para que a cabeça fique firme;
As pernas do bebê devem ficar abertas, uma para cada lado do braço;
Posicione o braço para que a cabeça do bebê fique ligeiramente inclinada para baixo;
Com a outra mão, dê leves tapas nas costas do bebê para desobstruir as vias aéreas;
O líquido/objeto deve sair pela boca e ou nariz.