O vereador Antônio Manoel (PSDB), conhecido como Toninho da Imbralit, foi abordado pela Polícia Militar (PM) na manhã desta sexta-feira (17). A abordagem aconteceu na rua General Osvaldo Pinto da Veiga, no bairro Brasília, em Criciúma.
Conforme a PM, o vereador transitava pela via desprovido de cautela, manuseando o telefone celular e na iminência de provocar um acidente de trânsito. Por conta da situação, uma guarnição de área interceptou o parlamentar.
O vereador foi abordado e notificado. Em buscas no veículo do parlamentar, nada de ilícito foi encontrado pelos policiais.
Após o procedimentos cabíveis, Toninho foi orientado e liberado em seguida.
Os impactos de dirigir fazendo o uso de celular ao volante
Usar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. Com o desenvolvimento da tecnologia e a existência contínua de aparelhos em nossas vidas, esse risco se torna cada vez maior.
O uso do smartphone ao volante já é a terceira causa de mortes no trânsito no país. Essa prática perigosa está atrás apenas do uso de álcool e do excesso de velocidade, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).
Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que a prática de usar o celular ao volante multiplica por quatro os riscos de acidente. “Diminui os tempos de reação (principalmente o da frenagem, mas também a reação aos sinais de trânsito) e dificulta que o condutor mantenha o carro na pista correta e guarde as distâncias de segurança”, descreve um documento da instituição.
Confira os riscos de dirigir falando no celular:
1. Dirigir mexendo no celular é tão perigoso quanto a ingestão de álcool!
Segundo uma pesquisa da instituição inglesa RAC Foundation, o envio de mensagens pelo smartphone é capaz de retardar o período de reação do condutor em 35%. Para você ter uma ideia, esse percentual é muito acima da demora provocada pelo álcool — que é de 12%.
2. Multa para o condutor
No Brasil, o uso do aparelho celular enquanto dirige — mesmo via viva-voz ou até mesmo com o veículo parado no sinal vermelho — é infração gravíssima, com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,37.
3. Risco a todos os envolvidos no trânsito
O uso do celular ao volante não é um perigo somente para os motoristas. Os pedestres também são vítimas constantes de atropelamentos originados pela distração do condutor e seu smartphone.
4. O motorista perde a visão panorâmica
Ao usar o celular enquanto dirige, você perderá o campo de visão de 360º que deve ter com o auxílio do espelho retrovisor, o que afetará sua concentração no trânsito. Isso ocorre porque ao usar um celular, o motorista só consegue imaginar o que está à sua frente.