Nesta quarta-feira (04), o prefeito Clésio Salvaro (PSD), gravou um vídeo ao lado do pré-candidato à prefeitura de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD). No vídeo, que já circula em grupos das Guardas Civis Municipais (GCMs) de outros estados, Clésio questiona Vagner.
Tu és contra o retorno da Guarda Municipal, me diz por quê?, indaga.
O pré-candidato Espíndola, respondeu que após a extinção da GMC em Criciúma, os números de roubos e furtos diminuíram.
O número de roubos que nós tínhamos, depois da extinção da Guarda Municipal praticamente diminuíram pela metade”, respondeu Vaguinho.
A conversa entre Salvaro e Vaguinho, causou questionamentos de especialistas em Segurança Pública, principalmente após Espíndola afirmar que os índices de violência são maiores nas cidades que possuem Guardas Municipais.
Nas cidades onde a Guarda hoje existe, são aquelas que tem os maiores índices de violência, afirmou Vagner.
Michael Almeida, especialista em Segurança Pública, Graduado (e pós-graduado) em Gestão Pública, rebateu as afirmações das autoridades municipais de Criciúma.
Não é isso que o jornal mostra. O jornal da época falando que aumentaram os números bem em 2017, quando extinguiu a guarda, disse Almeida.
Michel mostrou ainda um ranking com dados atuais das 10 cidades mais seguras do Brasil.
Olha aqui o ranking das 10 cidades mais seguras do País. Em nove, das 10, tem Guarda Municipal. Contra esse dado, o que você vai falar?, questiona Almeida.
No vídeo de Clésio, que pode ser visto nas suas redes sociais, o prefeito menciona que foi o criador da Guarda Municipal, e que em menos de seis anos, a GM aplicou 49.287 notificações.
Quem criou a Guarda Municipal fui eu no primeiro mandato. E em menos de seis anos, aplicaram 49.287”, “Uma fábrica de fazer multa”, interrompeu Vaguinho, completando a fala de Salvaro.
Ao fim do vídeo, Almeida pontuou sobre a importância de analisar os dados a nível nacional.
População de Criciúma, abre o olho e veja os dados a nível Brasil, finalizou o especialista em Segurança Pública.
Fim da Guarda Civil Municipal em Criciúma
Com a extinção da Guarda Municipal em Criciúma, atualmente os servidores municipais estão realocados em funções diversas dentro da prefeitura de Criciúma; Defesa Civil e Agentes de trânsito são algumas dessas funções.
Notificações no primeiro semestre de 2024
Um relatório de notificações em Criciúma foi divulgado nesta sexta-feira, dia 5. Os dados representam os números do primeiro semestre (01/01/2024 a 30/06/2024), e não estão contidos autuações por radares fixos.
Nos primeiros seis meses, a Polícia Militar (PM) realizou 15.840 notificações. O número de autuações dos Agentes de trânsito foi de 822.