Especialista em Segurança Pública critica Vaguinho e Salvaro após alegação de que índices de violência é maior em cidades com Guarda Municipal

O caso vem repercutindo nas redes sociais.

Por Tcharlles Fernandes


Nesta quarta-feira (04), o prefeito Clésio Salvaro (PSD), gravou um vídeo ao lado do pré-candidato à prefeitura de Criciúma, Vagner Espíndola (PSD). No vídeo, que já circula em grupos das Guardas Civis Municipais (GCMs) de outros estados, Clésio questiona Vagner.

Tu és contra o retorno da Guarda Municipal, me diz por quê?, indaga.

O pré-candidato Espíndola, respondeu que após a extinção da GMC em Criciúma, os números de roubos e furtos diminuíram.

O número de roubos que nós tínhamos, depois da extinção da Guarda Municipal praticamente diminuíram pela metade”, respondeu Vaguinho.

A conversa entre Salvaro e Vaguinho, causou questionamentos de especialistas em Segurança Pública, principalmente após Espíndola afirmar que os índices de violência são maiores nas cidades que possuem Guardas Municipais.

Nas cidades onde a Guarda hoje existe, são aquelas que tem os maiores índices de violência, afirmou Vagner.

Michael Almeida, especialista em Segurança Pública, Graduado (e pós-graduado) em Gestão Pública, rebateu as afirmações das autoridades municipais de Criciúma.

Não é isso que o jornal mostra. O jornal da época falando que aumentaram os números bem em 2017, quando extinguiu a guarda, disse Almeida.

Michel mostrou ainda um ranking com dados atuais das 10 cidades mais seguras do Brasil.

Olha aqui o ranking das 10 cidades mais seguras do País. Em nove, das 10, tem Guarda Municipal. Contra esse dado, o que você vai falar?, questiona Almeida.

No vídeo de Clésio, que pode ser visto nas suas redes sociais, o prefeito menciona que foi o criador da Guarda Municipal, e que em menos de seis anos, a GM aplicou 49.287 notificações.

Quem criou a Guarda Municipal fui eu no primeiro mandato. E em menos de seis anos, aplicaram 49.287”, “Uma fábrica de fazer multa”, interrompeu Vaguinho, completando a fala de Salvaro.

Ao fim do vídeo, Almeida pontuou sobre a importância de analisar os dados a nível nacional.

População de Criciúma, abre o olho e veja os dados a nível Brasil, finalizou o especialista em Segurança Pública.

Fim da Guarda Civil Municipal em Criciúma

Com a extinção da Guarda Municipal em Criciúma, atualmente os servidores municipais estão realocados em funções diversas dentro da prefeitura de Criciúma; Defesa Civil e Agentes de trânsito são algumas dessas funções.

Notificações no primeiro semestre de 2024

Um relatório de notificações em Criciúma foi divulgado nesta sexta-feira, dia 5. Os dados representam os números do primeiro semestre (01/01/2024 a 30/06/2024), e não estão contidos autuações por radares fixos.

Nos primeiros seis meses, a Polícia Militar (PM) realizou 15.840 notificações. O número de autuações dos Agentes de trânsito foi de 822.

Recomendados para você

Assalto no Rio Maina movimenta a PM

Assalto no Rio Maina movimenta a PM

Qualquer informação que ajude a polícia deve ser repassada via 190.

Manifestação em Criciúma completa sete dias

Manifestação em Criciúma completa sete dias

As manifestações devem seguir acontecendo.

Homem fica gravemente ferido em acidente em Içara

Homem fica gravemente ferido em acidente em Içara

A ocorrência está em andamento.