No dia 09/10/2020, o Sargento Cleiton Marcos Rafael, lotado no Batalhão de Operações de Policiais Especiais (BOPE), foi homenageado na câmara de vereadores de Tubarão, recebendo Moção Honrosa pela demonstração de coragem, por ter, durante seu período de folga, entrado em luta corporal e desarmado um indivíduo que efetuava diversos disparos em via pública em razão de uma briga generalizada naquela cidade. Na ocasião, uma vítima foi alvejada no ombro. Através do ato de bravura do policial, várias pessoas inocentes foram preservadas.
Ação heróica
No dia 09 de julho de 2017 o 3° Sargento da Polícia Militar Cleiton Marcos Rafael, em seu momento de folga, estava em uma festa em Tubarão juntamente com outro colega policial. Ao deixarem o local em direção oposta o Sargento Rafael ouviu um estampido de disparo de arma de fogo, vindo da direção tomada pelo seu amigo.
Diante dos fatos, rapidamente o Sargento Rafael se deslocou para as proximidades da antiga rodoviária municipal e encontrou seu colega com o rosto coberto de sangue e uma grande confusão no local. Em conversa com seu colega o Sargento tomou conhecimento de que seu amigo teria se deparado com várias pessoas agredindo um homem e efetuou um disparo para cima com intenção de dispersar as pessoas. No entanto, os agressores conseguiram desarmar o policial e tomaram sua arma.
Logo depois, o homem que antes sofria as agressões físicas, retornou ao local empunhando uma arma de fogo e passou a efetuar disparos contra as pessoas que ali estavam, inclusive vindo a alvejar um outro homem.
Nesse momento, em um ato heróico, corajosamente o Sargento Rafael não hesitou e, em um ato de bravura, lançou-se na direção do atirador e mais disparos foram feitos, até que o Sargento Rafael conseguisse desarmar o atirador, evitando assim uma tragédia.